27 setembro 2009

Suzuka Lamen

Se tem algo que os japo"neusos" adoram e você encontra em quase toda esquina são os ensopados de macarrão. É como se fosse pizzaria no Brasil. Existem basicamente 3 categorias desse prato que não sei a origem, nem vou ter o trabalho de ficar pesquisando na net. O que encontro são: "Lamen", "Udon" e "Ossoba", e suas infinitas variações regionais, com temperos, com elementos de origem vegetal e digamos assim animais da terra, do ar e da água, pra não dizer quadrupedes, de pena e de escama que chegam do mundo inteiro.

Volta e meia, quando saimos pra qualquer coisa, é ela , a Mira minha filha quem escolhe, vamo que vamo em tal Lamen-Yá (loja de lamen). Ela que vive há quase 3 anos no Japão, é que conhece onde ficam as melhores bocas. Veja o post anterior aqui.

Esse aí que ela está a atacar é o Suzuka Lamen, basicamente uma TONKOTSU (Sopa de Ossos de Suínos) com algas e pedaços de lombo pig. Quem quiser experimentar um desses pratos, o único lugar especializado nesse tipo de prato no Brasil que conheço é a Aska (Asuka) Lamen, no bairro Liberdade (Rua Galvão Bueno, 466). E eu que já corre sangue de "neuso" nas minhasveias, recomendo: vale a pena... Epa, aviso importante que ia esquecendo: nada a ver com os miôjos da vida que vc encontra nas prateleiras dos supermercados.




4 comentários:

  1. Acho incrível a possibilidade de se conhecer um país; como o Japão então, nem se fala. Não que seja melhor ou pior que outros, mas é que aí se encontra uma cultura tãão diferente para nós!, por exemplo: li várias revistas (gibis, mangás), do Lobo Solitário (obra de Kazuo Koike e Goseki Kojima, dois mestres de desenho e roteiro), é um desbunde: a maneira de pensar, de agir, e de se comportar do japones (e do samurai em particular).
    No geral, a alimentação do zapones (rs), é bem saudável, né.

    ResponderExcluir
  2. Ah, comi(na Vila) um super apimentado que a Inês me fez. Ela disse: coloca só um pouquinho do pozinho. Fui comendo, comendo, coloquei tudo. De repente não tava mais apimemntado. Tava delícia! Saudade da Inês e docê. Lindona a Mira....

    ResponderExcluir
  3. Asuka Lamen... ja comi, mas MUITO RUIM!
    ぬるいし、めっちゃのびてた...
    マズすぎて半分も食べれなかった

    ResponderExcluir
  4. Alam, bom dia, boa noite :0)
    Em Roma como os romanos...
    Dádiva esta de saborear a viagem em todas as dimensões, possíveis da alma, do paladar, de tudo...
    E o melhor ainda é saber que aqui em Sampa também tem, então fico pensando que a grande viagem é poder desfrutar disto tudo. Abçs

    ResponderExcluir

pitacos carinhosos