21 setembro 2009

88 anos 米寿


O meu papito, vulgo "totyan", ou Hottyan, diminutivo de Hosuke que é o seu nome de registo, ou Seu Pedro, como era chamado pelos peões quando plantava verduras, uvas, criava galinhas em Londrina nos anos 60-70, completou no dia 14, as 88 voltas pelo sol. Ai resolveram fazer uma festa especial, seguindo uma tradição japonesa. Não sabia dessa, 88 em japones se escreve se assim " 八十八 ", ou seja, juntando os ideogramas 八 (8) , 十(10) e 八 (8) , forma se o ideograma " 米 " , que significa "arroz". Quer dizer idade do arroz. Sei lá, o que é que o arroz tem a ver com isso, parece uma brincadeira, um trocadilho, inventaram um motivo pra comemorar, pra desejar a longevidade. Deve ser algo como numerologia, supertição, brincadeirinha.... No mesmo dia, aliás, no dia seguinte aqui no Japão, porque aí no Brasil era ontem, pois o Sol nasce aqui 12 horas antes, recebi a foto acima. Juntou quase 60 pessoas, entre amigos, veeelhos amigos, e parentes.
Bão, o lance é que estou aqui no Japão, e estava participando num kensan concentrado, na última hora consegui mandar uma mensagem via email. Já postei aqui e aqui sobre Naikan e Kensan para Conhecer a VidaHumana. Óia... num sei se consegui transmitir, esse sentimento de gratidão, de amor, de saudade, de eu existir, de eu estar aqui, do jeito que sou (bem ou mal), como resultado de tudo que recebi, me foi dado, me influenciou, como um produto (resultado resultante, consequencia) do meio em que eu vivi.... claro, estou falando no geral, mas em especial do que recebi do "Totyan".




5 comentários:

  1. VIM TE VER ALGUMAS VEZES..., PRETENDO VIR MAIS. É gostoso lê-lo. Me indentifico com sua maneira de ser, de ver as coisas.
    Interessante essas ligações 'exotéricas' que os japoneses tecem em torno de um evento... Fazem isso de uma maneira tão natural, que se transforma em real..., como por exemplo essas conexões com a idade de seu pai (ele é seu pai? Biológico? bem, isso não importa).
    É isso.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. quando penso esta coisa de sol nascer antes ou depois, me vem o imperativo de Greenwich.
    mas...olhando de outra forma, estamos juntos ao seu pai, quando observando nossa jornada ao ponto Apex Solar, daí esse peãozinho girando no espaço.
    são 88 oitavas de seu pai nesta viagem e eu 41 (agora dia 25) parabéns para seu pai e para mim tbm.
    realmente Alam, é uma felicidade estar vivo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pró o querido Totyam! E que tenha muitos anos cheios de arroz... ;)

    Adoro teu blog, Alam, é como comprovar que o tempo e o espaço na verdade não existem, e é te conhecer mais e melhor, e sentir uma inmemsa gratidão por ter sido parte da sua familia, e por te sentir como meu eterno brother.

    Um abraço grande prá atravessar os mares, Shanti

    ResponderExcluir
  4. Ooo Alam... que lindo isto...
    Vida longa ao "totyan"...
    Bjs, Lu

    Vc não volta mais não???

    ResponderExcluir
  5. Salve Alam pelas duas leminiscatas de teu pai. Bela jornada, bons frutos! Vc eh um deles.
    gratidao por te conhecer um pouco mais atraves de teu blog.
    Produtiva estada na terra ancestral.
    abracOM
    Shanti Atmukti

    ResponderExcluir

pitacos carinhosos