- Não pensamos muito sobre isso em nossa vida diária, estamos vivendo em sociedade, independentemente do a consciência diz. Foi dentro disso que eu cresci. Eu me formei dentro dessa sociedade.
- Desde quando os seres humanos estão em sociedade? São animais que agem em grupo, vivem em grupo, crescem e se alimentam em grupo. Seria instinto? Desde quando?
- A inteligência se desenvolve, as regras começam a ser criadas, os costumes nascem, as tradições são criadas. Conexões de pessoa com pessoa.
- Parece que os caçadores-coletores viviam para o dia sem armazenar. Quando começam arar e cultivar (agricultura) e armazenar, protegem isso. A teoria que diz que começam usurpar isso.
- Proteger se a si, defender-se dos ataques externos é natural, como e porque isso passa a ser ataque ao outro lado? Ofensiva para se proteger?
- Ao entrar no modo defensivo, passa a não sentir nada por atacar e ferir o outro, dizem que até sente prazer.
- Proteger a si, proteger a sua família, proteger as sua tribo, consciência de grupo.
- Governar a sociedade, (controle de enchentes...? Conhecendo a natureza da água...) Política - > dominar. Reis, servos, escravos, Pessoa tentando fazer com que outra pessoa façam conforme mandar.
- Governar por lei. Crime, castigo, - > devido à falta de compreensão da natureza humana.
- Por que as pessoas se reúnem? Para unir as forças? Unir-se para se defender dos inimigos? Para conseguir viver um ambiente natural agreste?
- A humanidade se originou na África e se moveu através dos continentes. Não poderia fazer isso, a pessoa sozinha. Se deslocaram em grupos, foi por isso que conseguiram permanecer, dar continuidade.
(17−05−2015 in ScienZ School Suzuka)