07 abril 2006

ou isso ou aquilo....

o eu real (o eu de fato) ?
ou

as minhas impressões ?

direcionar os olhos para o real ?
ou
priorizar as minhas impressões?



enfim......é só isso:
ou
quero fazer com a maneira de pensar de "eu, hei de prosperar junto com todo (sol, terra, gente)"
ou
não é isso.....

ou
quero fazer com a maneira de pensar de "sem se fixar em nada"
ou
não é isso...

kensan

A realização do kensan para cada um, é cada pessoa tornar-se capaz defazer kensan, mas será necessário ir realizando isso em etapas, emníveis, dando tempo, investindo tempo.Como pode existir o elemento de desenvolvimento da capacidade humana, ehá limitações conforme as características pessoais, poderá haverdiferença nas capacidades.Pensar a partir do ponto de vista da realização do kensan em sociedade,em organização, em grupo, e não em individuo. O que cada um, cadaindivíduo tem que fazer é tornar-se capaz de conversar-se mutuamente.Ver, fitar o fato e o seu interior, e expressar isto. Ouvir o outro. NoMÍNIMO, tornar se capaz de fazer isso.Pelo estado real de que o fato do ser humano é que ele não existeisolado, mas vive dentro da relação entre pessoas com pessoas, talveznão haja desrazão na sociedade humana, se pensasse na direção darealização do kensan em sociedade, do que esforçar-se na realização doauto-kensan (individualmente).É possível transpor as diferenças e as limitações individuais, pelarealização do kensan dentro do conversar mútuo, do pensar mútuo, depessoas com pessoas. Pode se dizer isto, não em relação ao indivíduo,mas também em relação a uma organização.Mesmo tentando realizar o kensan dentro de uma organização, existe casoem que há limitações pela composição dos membros.Será possível fazer realizar o kensan nesse lugar, conectandoorganização com organização.

Como um método, será necessário os itens abaixo:
1. Para cada um, cada indivíduo, oportunidade para tornar capaz deconversar mutuamente. Também um treino para ver, ouvir o fato. É onível, ou a etapa anterior ao kensan. Estritamente necessário.
2. Oportunidade para tornar capaz de fazer kensan. Priorizar as pessoasque tem esta capacidade. Investir tempo. Talvez não seja necessário quetodo o membro seja assim!
3. Como SHIKUMI da sociedade, que haja reunião de kensan, reunião depesquisa. Talvez seja bom que haja departamento de kensan, para impulsionar o kensan.

auto observação e kensan

auto observação (observar dentro de si)
não é analisar ou explicar utilizando-se de conhecimentos

sim,
tenta-se expressar em palavras as coisas que tem dentro de si
mas,
se diz respeito a o que existe antes desta expressão

é a ação
que tenta auscutar o eu real (exatamente da maneira como está)
que tenta observar o eu real (do jeito como está)

e se falta esta parte
as palavras que saem da minha boca
deixam de ser reais

penso que está aí
a base de um kensan realmente significativo