09 abril 2023

anos 80 - os encontros

Foi a fase quanto estava terminando a da vida estudantil para enfrentar a vida adulta, profissional, que trabalho vou fazer, buscando a razão para viver, uma causa para lutar, razão da existência?. Havia tomado um banho do ambiente universitário, do movimento estudantil, as narrativas da transformação social pela militância política, o interesse foi se voltando para a transformação pessoal, utopia, filosofia oriental, ecologia, psicologia, terapias corporais, yoga, gurus, os rajneeshis.

Dois encontros direcionam a minha vida no inicio da década, em dezembro/1980 com Ines Sakay e em fevereiro /1981 com Hideo Maeda(nasc.1923). Com esse background, parece o rumo e a direção já estivessem determinadas, de certa forma, estava em busca desses dois encontros.   
 

Hideo Maeda (1923), que teve encontro com Mi Yamagishi em 1954, foi zelador do 1o. Tokkou em 1956), veio como imigrante para Brasil com a família, (esposa e 2 filhos) em 1972 (ele com 49 anos), quando o encontrei estava em Ibiúna, criando galinhas com sistema Yamaguishi.  

Ines Sakay (1957), depois de terminar curso de formação de Yoga em São Paulo, interrompeu o curso de Biomédicas, havia feito transferência para curso de farmácia na UEL, e aberto uma sala de Yoga, como professora, conheci-a quando Heladio e Lucy me convidaram para visitá-la na casa dos pais na Rua Sergipe em dezembro de 1980.

愚直

愚直
Alguém que é tão honesto e sério a ponto de ser considerado "tolo", refere-se à abordagem de uma pessoa em lidar com as coisas, sempre seguindo em frente com integridade, sem o comportamento astuto de tentar cortar caminho ou mudar de rumo no meio do caminho. É uma expressão com conotação positiva de admiração e elogio àqueles que perseveram em sua trajetória com retidão e sem desviar do caminho certo.