27 setembro 2009

Suzuka Lamen

Se tem algo que os japo"neusos" adoram e você encontra em quase toda esquina são os ensopados de macarrão. É como se fosse pizzaria no Brasil. Existem basicamente 3 categorias desse prato que não sei a origem, nem vou ter o trabalho de ficar pesquisando na net. O que encontro são: "Lamen", "Udon" e "Ossoba", e suas infinitas variações regionais, com temperos, com elementos de origem vegetal e digamos assim animais da terra, do ar e da água, pra não dizer quadrupedes, de pena e de escama que chegam do mundo inteiro.

Volta e meia, quando saimos pra qualquer coisa, é ela , a Mira minha filha quem escolhe, vamo que vamo em tal Lamen-Yá (loja de lamen). Ela que vive há quase 3 anos no Japão, é que conhece onde ficam as melhores bocas. Veja o post anterior aqui.

Esse aí que ela está a atacar é o Suzuka Lamen, basicamente uma TONKOTSU (Sopa de Ossos de Suínos) com algas e pedaços de lombo pig. Quem quiser experimentar um desses pratos, o único lugar especializado nesse tipo de prato no Brasil que conheço é a Aska (Asuka) Lamen, no bairro Liberdade (Rua Galvão Bueno, 466). E eu que já corre sangue de "neuso" nas minhasveias, recomendo: vale a pena... Epa, aviso importante que ia esquecendo: nada a ver com os miôjos da vida que vc encontra nas prateleiras dos supermercados.




21 setembro 2009

88 anos 米寿


O meu papito, vulgo "totyan", ou Hottyan, diminutivo de Hosuke que é o seu nome de registo, ou Seu Pedro, como era chamado pelos peões quando plantava verduras, uvas, criava galinhas em Londrina nos anos 60-70, completou no dia 14, as 88 voltas pelo sol. Ai resolveram fazer uma festa especial, seguindo uma tradição japonesa. Não sabia dessa, 88 em japones se escreve se assim " 八十八 ", ou seja, juntando os ideogramas 八 (8) , 十(10) e 八 (8) , forma se o ideograma " 米 " , que significa "arroz". Quer dizer idade do arroz. Sei lá, o que é que o arroz tem a ver com isso, parece uma brincadeira, um trocadilho, inventaram um motivo pra comemorar, pra desejar a longevidade. Deve ser algo como numerologia, supertição, brincadeirinha.... No mesmo dia, aliás, no dia seguinte aqui no Japão, porque aí no Brasil era ontem, pois o Sol nasce aqui 12 horas antes, recebi a foto acima. Juntou quase 60 pessoas, entre amigos, veeelhos amigos, e parentes.
Bão, o lance é que estou aqui no Japão, e estava participando num kensan concentrado, na última hora consegui mandar uma mensagem via email. Já postei aqui e aqui sobre Naikan e Kensan para Conhecer a VidaHumana. Óia... num sei se consegui transmitir, esse sentimento de gratidão, de amor, de saudade, de eu existir, de eu estar aqui, do jeito que sou (bem ou mal), como resultado de tudo que recebi, me foi dado, me influenciou, como um produto (resultado resultante, consequencia) do meio em que eu vivi.... claro, estou falando no geral, mas em especial do que recebi do "Totyan".




15 setembro 2009

lotus - by takashi iwata


“蓮” 岩田隆 作 "lotus" by takashi iwata

Jibun Wo Shiru Kensan-Kai
( Kensan para Conhecer a Si )
Fiquei 7 dias nessa reunião de kensan concentrado com o Takashi. Éramos em 6 participantes +1 zelador. Tinhamos a manhã "livre", pra fazer limpeza, tomar café, passear, ficar a toa pensando, enfim, era o tempo que não era o de ficarmos em roda de kensan. O Takashi, que largou a faculdade de Belas Artes de Tokyo pela metade pra morar na Vila Yamaguishi no Japão, caiu fora no ano 2000, veio morar em Suzuka, mas continuou como funcionário, trabalhando na gráfica e também laticínio. Resolveu retomar a "arte", está terminando a Faculdade de Arte. Bão, tudo isso era só pra dizer que tinha na proximidade alguns lagos, ou reservatórios de agua para irrigação de arrozais, e num deles havia flores de lotus que o Takashi, volta e meia ia lá com o caderninho pra fazer desenhar. O resultado está aí em cima.
.
O original seria algo assim. Ao lado, um desenho em andamento...