22 agosto 2009

Naikan - 内観 - email para iKensan

amigos
um breve relato sobre NAIKAN que fiz aqui no japao
passei 7 dias isolado do mundo externo
reconstituindo a minha historia pessoal, a minha relaçao com as pessoas mais proximas a mim...

http://alamkenjiminowa.blogspot.com/2009/08/naikan.html

vale a pena
e eu recomendo

me lembrou o livro que por varias vezes ja recomendei a alguns amigos
"por um fio" de drauzio varela, conta varios casos de pessoas que receberam
a notificaçao de cancer terminal, e que a partir desa notificaçao
fazem o exame da sua vida, faz a reflexao sobre a sua propria trilha nesta vida
e a paritir dai, tomam a vida para si e começam a viver a sua propria vida realmente significativa
nao sei daqui pra frente como vai ser
se vai ser mais significativo
mas que o que passou (a vida)
passou a fazer mais sentido, isso sim

alguns saites que apresentam o NAIKAN falam em analise da vida
pessoalmente acho que NAIKAN nao eh analisar
porque analisar, entra julgamento, consideraçoes,
eh antes de mais nada observar...

2 comentários:

  1. Namaste Alam,
    Li há um tempo atrás esse livro...e recomendo!!!!
    Gosto muito da fala de Drauzio Varella com a experiencia que vivenciou com pacientes em fase terminal.
    Ele questiona o por que do ser humano perceber, dar valor, se alegrar por mais um dia de vida / ou se intristecer / ou ..... , ..... , .....
    apenas quando está por um fio dessa vida.

    E para os atendimentos que fazia (no meu trabalho com massagem e florais) percebia muito isso e crescia junto com os pacientes, pois a pessoa que chega até nós para receber cuidados sempre tem uma história que pode nos auxiliar a crescer, a re-pensar, .....

    Eu, recentimente fiz uma cirurgia para retirada de um mioma, e é muito interessante como a vida pré-cirurgia teve outro brilho. Parecia que tinha que resolver coisas inacabas, falar com pessoas que a tempo não falava, rir mais, ...A vida ganhou um brilho enorme, nas pequenas ações.

    Esse efeito ainda não acabou....espero não ter que fazer outra cirurgia!!!!

    Abçs brasileiros,
    Estela Dias Gomes

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma semana de Naikan em julho na Alemanha. Recomendo. (^_^)
    Não consigo escrever sobre isto, mas adoro falar (...)

    ResponderExcluir

pitacos carinhosos