15 maio 2010

tulipas

estivemos visitanto holanda. era  primavera, fomos até keukenhof, onde anualmente fazem exposição de tulipas. (provavelmente da onde a expo-flora de holambra foi inspirada). foi uma over-dose de tulipas!!!!. cores, formatos, uniformidade, um padrão de qualidade impecável!! confesso que fiquei confuso, as cores enchendo os olhos, perdido nas sensações multicoloridas, achando tudo aquilo lindo maravilhoso  e ao mesmo tempo uma estranha noção de ser algo muito artificial, pareciam flores de plático..
http://picasaweb.google.com/alamkenjiminowa/AmsterdamKeukenhofTulipas?feat=directlink

e tem essa história da "mania da tulipa", que quasse arruniou a holanda nos anos 1.600. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mania_das_tulipas
http://sites.google.com/site/akmreport/home/tulipas


essa quebradeira de bancos, a crise fianceira de ano passado, aconteceu igualzinho na holanda em 1637, com tulipas.

3 comentários:

  1. Silvia Bio - Alam, Inês, obrigada por compartilharem esse álbum!!!

    ResponderExcluir
  2. oi, silvia
    o que tem na tulipa que quase arruinou a holanda nos anos 1600?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mania_das_tulipas
    a mania das tulipas ainda continua.... heheh

    ResponderExcluir
  3. Silvia Bio - oi Alam,
    eu não sabia nada sobre tulipas até vc enviar esse link da wiki... mas acho lindas, na verdade adoro flores assim em grandes canteiros, ou qdo os ipês florescem e perdem todas as folhas, e ficam lindos somente com cachos de flores, lá em Araras eu quase batia o carro em uma avenida que tinha ipês no canteiro central.
    (talvez eu traga referências 'ancestrais' de holandeses e tulipas...hehe... pq pra mim tem mesmo esse ar de "coisa nobre")

    ResponderExcluir

pitacos carinhosos