31 maio 2006

A auto-consciência....

Sem a autoconsciência de que "o que estou pensando que é bom" é apenas "sou eu que estou pensando assim", passa a tomar isso como "algo bom de se fazer"

Mesmo que no coração esteja desejado o bem para todos, aí brota a idéia fixa e começa o "empurro" destas idéias fixas aos outros.

Não fica limitado restrito como sendo "a minha opinião", mas nasce daí a fantasia e ilusão chamado "coisa boa", "boa causa", e não enxerga o ser humano como um ser humano, e se atola no mundo de julgamentos, condenações e prisão.

Apesar de fazer com o sentimento de "para o bem de todos", entra no mundo lutas e confrontos individualistas.

E como tem esse sentimento como sendo "algo bom", ou "boa causa", torna-se difícil a auto-reflexão, e assim tende a pensar que o tema (ou o problema) está no outro.....

Mesmo desejando o bem de todos
Mesmo com boas intenções
Mesmo com o "hei de prosperar junto com todo universo"
O fato é que acaba indo para a direção contrária

O esclarescimento desse mecanismo
Cada um se despertar para este fato
Entrar no "modo auto-exame"
É onde mais necessário colocar a força
A primeira etapa para a construção da revolução social

28 maio 2006

Auto Consciência de que "eu é que estou captando"

Através de seus sentidos que recebem os estímulos, o cérebro capta como informação e contrasta com as visões de mundo, conhecimentos, experiencias, memórias que veio cultivando até então, e assim reconhece o mundo. Isto é, capta o mundo com o que foi fabricado pelo trabalho dos órgãos sensoriais, os estímulos extenos e do trabalho do cérebro. Pode se dizer que ele só consegue reconhecer o mundo através do que ele consegue captar.

Como ele reconhece o mundo real através do mundo que ele captou, se não haver autoconsciencia de que [sou eu que estou captando assim], é razoável que ele não consiga distinguir o [mundo real] do [mundo que ele capta]. Assim, pode se dizar que [o que ele pensou está sendo como se fosse fato], [o seu pensamento e o real está misturado]

O ser humano, desenvolveu a sua inteligencia e a cultura, inventou coisas, mas o que é mais fundamental e básico, isto é, a auto onsciencia de que [é ele que está captando assim], provalvelmente ainda está muito a ser desenvolvido...

20 maio 2006

"A gente só leva da vida a vida que a gente leva".
by Tom Jobim
A morte do jardineiro
by amigo "J. M."

Superado o medo,
Superado o engano da clareza,
Superado o engodo do poder,
Vem-me a velhice.
O que se há de fazer?!
Com ela convivo no tempo presente,
Sem passado e sem futuro.
E, como vai-me chegando a morte,
Sinto-me mais perto de tudo quanto já vivi.
Sinto-me mais semelhante às sementes
E, como elas, desejo morrer.
Que há de mim germinar?!
Que há depois de florir?!
Vivi morrendo de amores,
Vivi plantando árvores,
Plantando flores.
Agora morro pra viver em tudo,
Me espalhar feito erva no chão,
Feito trepadeira num caramanchão.
Morro na unidade
Pra viver disperso,
Espalhado no universo.
Assim, serei mais eu,
Serei mais tudo,
Mais corpo único,
Mais completo,
Serei mais nada.
...
Enfim,
Deixo de ser jardineiro
Pra voltar a ser jardim.

06 maio 2006

imput - output



...........imput


entre....e --------o que acontece dentro de mim nesse intervalo?

..........output


02 maio 2006

conhecer o si, conhecer o eu verdadeiro

Se pensar na felicidade de uma vida inteira da pessoa humana, penso que é manifestar e fazer crescer ao máximo o sabor pessoal e a característica individual da sua própria pessoa, dentro de um ambiente social rico e generoso, estável, tendo saúde tanto de corpo como de espírito.

O ser humano, por que será mistério, cada um tem as suas individualidades, sabores pessoais tão ressaltados. Será que originalmente, o ser humano não nasceu para viver e ser vivificado, cada um de maneira diferente?

Para realizar a felicidade da pessoa, penso que é necessário uma sociedade que facilite a felicidade, isto é, isto é, um ambiente social em que haja intenção de vivificar e fazer crescer os sabores pessoais e as características individuais.

5. E então, cada um, conhecer o seu sabor pessoal, e viver a vida que só ela pode viver. Examinar o seu sabor pessoal, experimentar, esmerar, e ir se colocando na função mais necessária.

4. É conhecer verdadeiramente a si próprio. Para que objetivo eu estou vivendo. Para onde eu estou avançando. A partir daí, examinar o seu sabor pessoal, a sua própria característica, e examinar o rumo (modo) de vida o mais apropriado a si.

3. Conhecer a si mesmo, significa também conhecer a sociedade que compõe o si.Isto também é conhecer o mundo que inclui o si próprio, e isto se inicia em conceber (conhecer) sincera e honestamente, todas as coisas do mundo da maneira como ela é.

2. Há a necessidade de conhecer a si próprio, tais como a sua origem, a formação, a história, que não seja contaminada por sensações de comparações nem de relativismos. Enquanto houver barreiras como complexo de superioridade, complexo de inferioridade, sensação de ganho-perda, interesse próprio, não é possível enxergar nem a si, nem as pessoas, nem as coisa como elas são. Tomar como o fundamento, tornar-se pessoas que [faz ciência objetivamente e friamente], [ sem apego ao próprio pensamento, sem ambição egoísta, sem fixação.

1. Colocar como base a [postura de ouvir] e o [como será ma verdade]. Isto significa cultivar a [postura de kensan] e a [visão corpo único]. Isto é, pode se dizer que é se tornar pessoa que se posiciona sobre a base do [amor] e da [inteligência].

Vamos tomar isto como o começo de tudo.

01 maio 2006

Reunião de Kensan - Série Conhecer Me


João & Pedrito & Sara
....

João & Toninho
.....

Fabis & Claudio


Adriana & Alam
...


Romeu & Adriana & Katia & Cesar
.....

Sara & Adriana
....

Marina & Katia
.....

Adriana & Alam
....

toninho,marina,katia,adriana,romeu,sara,dalto,cesar,alam
bia,maria,joão,nena,fabis,claudio,marceline,pedrito



.....Porque?.....

Numa roda de Kensan

O exame e a pesquisa feita com a pergunta:"- Porque ... ?"
exemplos:
- porque tem (tenho) raiva?
- porque me sinto sozinho?
- porque me enrosco com ele ?
- porque ... ?

Tem gente que responde:
- para os outros, se explicando, se justificando
- debatendo, para ganhar a discussão
- explanando com conhecimentos adquiridos
- com experiencias do passado
- se desculpando, com arrependimento
- fazendo analises, tentando descobrir as causas
- na defenciva e contra-atacando
- qualquer coisa não sabendo do que se trata

Mas
Antes de pensar isso ou aquilo
Com seus conhecimentos e experiencias
Antes de achar que já tem as respostas
Perguntar a si mesmo
E através do retorno que vem dentro de si
Conhecer a si mesmo de agora, deste momento
É o começo...
Do mais necessário reconhecimento de si mesmo