19 fevereiro 2022

risadas

1. Risada profunda
É um dos tipos de risada que identificamos como contagioso, perfeitamente audível e até mesmo um gesto profundo, pelos movimentos diafragmáticos que implica. É considerado o mais verdadeiro, uma vez que inúmeras estruturas neurais estão envolvidas. Uma de suas principais características é que ele é involuntário, portanto, é muito genuíno. É conhecido como sorriso de Duchenne.

2. Risada irônica

Esse tipo de risada quer nos mostrar o oposto de uma interpretação literal. Assim, em vez de significar graça, pode ser equiparado a uma risada desdenhosa, que sinaliza rejeição.

3. Risada nervosa

Esse tipo de risada é a desculpa ou o meio para evitar uma situação desconfortável. Serve para atenuar o efeito gerado dentro do corpo.

4. Risada de cortesia

Assim como o tipo anterior, é uma risada voluntária, usada como meio de agradar, de simpatizar com alguém em um determinado momento. Também é frequentemente usada como uma forma de concordar ou afirmar o que a outra pessoa está dizendo.

5. Risada induzida por cócegas

Como o próprio nome indica, é aquele tipo de risada provocada a partir de uma reação física.

6. Risada patológica

Esse tipo de risada não é agradável, pois é causada por um problema neurológico. É um tipo de risada que não pode ser controlada, que vem a qualquer momento e nem sempre é oportuna.
Para exemplificar, podemos lembrar o caso do personagem Coringa. No filme, o protagonista tem uma caixa de gargalhadas gelásticas.

7. Risada malvada

Esse tipo de risada é típico de performances de vilões em um filme ou novela. É uma risada fingida e planejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pitacos carinhosos