07 outubro 2009

arte arroz - artegricultura ?


Arroz, idade de arroz, 米寿, 88 anos do meu papito. O arroz tem tudo a ver com Japão. Quando vc chega no Japão de avião, a primeira paisagem que salta aos olhos: ARROZAL. Noossaa! E é assim, Japão inteiro, tirando as montanhas e as cidades, parece ser todo coberto de arrozal. Ah, e pra quem entende de agribusiness, arroz é o único cereal autosuficiente. De resto, quase 90% de alimentos consumidos são importados de fora da ilha. Pra quem já fez Tokkou e leu o livrinho do Mi Yamaguishi, deve ter notado que arroz e arrozal são elementos recorrentes nas historinhas que ele conta. Bão, falei tudo isso mesmo, na verdade é porque queria mesmo era mostrar essa inusitada paisagem acima.

Falta do que fazer? Arte? Passatempo? Artegricultura? Com a chegada do verão algumas plantações de arroz no Japão ganham um colorido todo especial. Os agricultores de Inakadate, na província de Aomori é uma das mais conhecidas por produzir esta combinação de arte e agricultura. O resultado é conseguido plantando mudas de folhas de cores diferentes que vistas a partir de uma determinada altura, transformam-se nestas figuras. Mais imagens aqui.





9 comentários:

  1. Olá Alam, mala, hehe, muito show, sem comentários. abs

    ResponderExcluir
  2. eu penso assim, saudoso minowa san: já que o arroz tem que ser plantado mesmo, porque bocas famintas o esperam, porque não fazer isso com arte, com gosto, com tesão? um pouquinho a mais de tempo e dedicação e alimenta-se estômagos e espíritos... já pensou se tivessemos o mesmo cuidado (e boa vontade) em tudo que fazemos?

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Alan,
    Que coisa mais linda!
    Estou adorando receber o seu blog inutilidades!
    Grande abraço,
    Tiemi

    Desde quando está aí no Japão? E quando volta para o Brasil?

    Tiemi Oikawa

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa artegricultura. Só no japão mesmo para ter essa paciência. Um grande abraço.
    Horácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Alan
    Que previlégio estar aí.
    Dr. Seiji Nishikawa (já falecido), era meu vizinho. Ele foi por muito tempo porta-voz (secretário) de vários governos de Santa Catarina para assuntos com o Japão principalmente.
    Lembro que em 1994 ou 1995 ele trouxe a Paulo Lopes um representante da Provincia de Aomori e, na ocasião celebraram em um evento político, de aproximação das duas cidades, tornando-se cidades co-irmãs Paulo Lopes-SC/Aomori - Japão.
    Infelizmente a estupidez cronica de nossos políticos não souberam valorizar essa oportunidade (cultural, economica, turistica, etc...).
    Um grande abraço
    Glaico

    ResponderExcluir
  6. DEMAIS!!! Viajar pelo Japão com você é ótimo.
    Manta

    ResponderExcluir
  7. Espetacular esses arrozais, deveriam nos inspirar para fazermos o mesmo
    abraço
    Lucila

    ResponderExcluir
  8. Alam

    Que legal!
    Adorei os encontros com as fotos!
    Bjo
    Beleza Woo

    ResponderExcluir
  9. Alam my darling, fala sério, comer é uma arte pra essa turma, antes mesmo de chegar à mesa. Impressiona só de ver as fotos, imagino vc, de cima, fazendo cara de espanto.

    Óia vou postar isso no blog, pq adorei, chupando numa boa!

    Bem, quanto ao mimo, vc merece, vc merece....

    ResponderExcluir

pitacos carinhosos