01 agosto 2009

pensar juntos...

algo existe dentro de mim
que faz este exercicio de pensar

tudo que vejo
tudo que sinto
tudo que penso
tudo que me dá prazer

ao mesmo tempo que está fora de mim
só consigo reconhecê-lo
com o que veio sendo formado
dentro de mim
ao londo da minha vida

aprendi a reconhecer
com o que vim recebendo do meio ambiente
(minha mãe, meu pai, meus irmãos, alimentos, a lingua que a minha familia falava, aprendi a enxergar por que havia sol, aprendi a chorar, aprendi a brincar, a pedir o leite, ....)

pensar juntos
sei lá, quando ouvi isso pela primeira vez
acho que foi quando entrei em contato com yamagishis no japão
me pareceu muito atrante...., pensar junto
suscitava em mim sentimento de participação, de fazer parte, de inclusão....
mas hoje quando ouço, vejo alguém usando estas palavras
não sei mesmo, com que sentimento estão usando

fica parecendo que tem gente que não pensa por si
fica esperando que o outro pense por ela
fica parecendo que usa termo "pensar junto"
para convencer o outro... como que conduzindo o pensamento do outro

mas, se olharmos objetivamente, isso não existe
não temos cabos de rede conectados como se estivessemos
ligados em rede, e dividindo as tarefas de pensamento
cada um funciaonando de maneira coordenada

então estamos falando da subjetividade

Um comentário:

  1. hum....quando será então que saímos da subjetividade? me parece, de repente, que tudo é subjetividade. Mas eu sei, eu vi, tem coisa que pode sair fora, tem jeito, mas não sei como, só sei que sei, que vi, que vivi.

    ResponderExcluir

pitacos carinhosos