14 março 2009

edu engler [ autonomia+cooperação ]


edú, quando fez tokkou
para o blog dele clicaqui
.

não fui zelador do tokkou dele, então só conheço pelos e-mail que ele manda na lista [i-kensan], e alguns emails particulares recentes. ontem me mandou um email, pedindo instrução para fazer "misso" , aquela pasta de soja com sal fermentada, que nós japoneses usamos tradicinalmente. diz ele que por influência da leitura de henry thoreau na adolecência, tenta a mais possível autonomia+cooperação na vida que leva agora.
bão, fazer misso na minha família existe como tradição, desde pequeno ajudei muito a minha mama fazer misso. rodei muito aquela manivela da moenda que instalada no canto da mesa, vai jogando soja cozida, ainda quente! e amassando. e depois aquela soja toda ocupava um quarto inteiro no chão, fermentando com "koji"(o fungo), num lembro bem, tinha o ponto certo da temperatura, então ficava de tempo em tempo, espiando o quarto fechado escuro pra ver o estado fermentativo (?) do misso....
bão, e agora o edú me pergunta como faz o misso, preciso perguntar pra naoko, a minha madrasta, porque é ela que faz agora e detém o "nourrou" da coisa...
bão, ia dizendo tudo isso, porque lembrei dos e-mails que ele mandou na lista [kensan-br] há um ano atrás(03/2008), pedindo ajuda para uma casa que estava construindo.... e acreditem!! ele pegou os materiais de reciclagem, de demolição, e diz que gastou R$ 63.00 até aquele momento!!! como podem ver na foto, a casa já estava mais da metade construida!!!


mão na massa!!


hum... toda obra é bagunça mesmo...


olhem a antena parabólica da internet feita de bacia de cozinha !!!


15 kg a menos!! ficou esse corpinho!!

From: edu engler <edu...@..mail.com>
Date: 10/03/2008 23:28
Subject: Progresso da ajuda
To: kensan-br@...groups.com,
Oi pessoal
estou enviando este email pra relatar o progresso das coisas a partir do meu email pedindo ajuda
mando as fotos para que todos possam ver o que está acontecendo, até o momento gastei em dinheiro 63 Reais no feitio da casa, falta o segundo andar, mas tá quase lá se a chuva não atrapalhar novamente, troquei dois concertos de computdor por oleo queimado e oleo diesel, o Ivan e o jaca ajudaram na casa, fizeram um churras e tocaram um "chorinho" belissimo no final do dia (obrigadão messssmo), o thobias emprestou uma serra circular ontem (afinal no serrote foi duro mesmo), o BD e a Marcela me emprestaram uma furadeira portátil, além de trazerem minhas coisas pouco a pouco de Blumenau (brigadu), o Fabio (foex) ajudou com um belo churras tbm e boa companhia e proza gaudéria (valeuuuu, tava bom), outra pessoa que não quer ser nominada ajudou comprando 4 litros de diesel (brigaduuuu), a Gisele ajudou com receitas para o empório e idéias mil (valeu mesmo),
Nathalia ofereceu uma graninha e o carro, mas como estava doentinha, pedi a ela que guardasse a graninh e se cuidasse, quando chegar aqui em floripa a gente conversa (brigadão mesmo),o Gustavo, bem o que posso dizer, além de tudo o mais, está diariamente na construção ajudando, se não fosse ele , a coisa toda não sairia.
_________
meus devedoras não pagaram nem se pronunciram
_________
quanto ao empório, estou ainda esperando a ajuda de alguém que tenha um cartão de crédito pra me ajudar a pagar uma moenda de café (como aquelas que a gente saia com o pacotinho de papel , quentinho de café, cheirando gostoso), são 12 prestações de 75 pilas.
bom, as fotos estão aí OK, e eu nelas 15 quilos mais magro
a quem me ajudou, muito obrigado, a quem me ofecereu conselhos, pensei-os

beijão a todos
e neste vão as fotos com certeza
Edú

Um comentário:

  1. Atualizando as exposições aqui feitas.

    Até o presente momento, foram gastos em torno de 460 Reais na casinha.
    Obviamente porque pintei-a por fora e necessitei comprar lâmpadas e novas ferramentas. Por exemplo, agora estou fazendo a fossa, então tive de comprar uma pá para cavar, enxadão, cimento e um impermeabilizante. Será uma fossa experimental tbm, o biogás pretendo usar para um fogão, e por aí vai um monte de besteiras que passam por minnha cabeça, que tenho que por em prática, não devo guardar apenas como memória, por em prática é a ordem do dia.
    Ainda há coisas por fazer e terminar, o banheiro é uma delas, ainda não pensei como faze-lo alternativamente dentro de uma casa de madeira, mas tirei idéias ótimas da internet.
    Tenho consertado computadores para manter-me com uns trocados no bolso, mas não tem sido fácil competir com prestações de 70 pilas nas lojas, mas o tempo é sábio, considerando uma definição mais oriental do mesmo.
    A antena wireless foi show estudar e por em prática as idéias, juntas, cabos velho de tv, fio de cobre, uma bacia de aluminio furada, e conhecimento; show de bola por em prática isto tudo e dar certo. Obviamente, o sinal vinha de um amigo dono de uma lanhouse, qual troco o sinal por conhecimento em computadores, boa troca não acham?!!
    Ainda creio na autonomia e na cooperação, embora o ser humano esteja ultimamente muito egoísta e egocentrado. E são duas qualidades importantíssimas para a destruição da cooperação e do comprometimento. Aliás comprometer-se é hoje ao meu ver uma falha no caráter das pessoas, mas como disse Thoreau:
    "Não é tão importante que muitos sejam tão bons quanto você, e sim que haja em algum lugar alguma porção absoluta de virtude"...

    E eu continuo acreditando na virtude como fio condutor primordial.

    Bem, finalizando este comentário por demais longo, o Alan deu start no meu pedido e a Ines e a Naoko, se prontificaram a ajudar na minha empreitada do miso, além de receber receitas via internet por outras vias, quem sabe mais pra frente posto sobre no ikensan, ou monto outro blog pra isso.
    Beijão pra quem ler e valeu a atenção.

    ResponderExcluir

pitacos carinhosos