11 maio 2007

acreditar

ontem na conversa (reunião de kensan) na casa da nena
reunião de recepção de novos tokkados

com a presença de
ma.teresa modena (que acaba de fazer 74 tokkou), nena e ray (que acabam de fazer zeladoria do 74 tokkou), demetrio, alam, norma, ines, sara, pedrito, geraldo

ray e nena expuseram o tema que parece que marcaram bem esse tokkou: sobre o "acreditar"

a compreensão intelectual (ou mental), teorico sobre isto
que eu acredito
no meu pensamento
no que estou pensando
nas minha impessões
e não exatamente na "coisa" (objeto ou fato) que está lá....

dá um certo alivio, uma sensação de "ah eu compreendi"
essa explicação dá uma sensação de "ah entendi"

mas essa compreensão intelectual, mental, racional, teorico...
não é garantia de que
as raivas, os medos, e desentendimentos aconteçam no futuro

se não há um reconhecimento humilde e sincero
de que sou eu é que estou vendo assim
de que são coisas que estão acontecendo no meu cérebro (ou coração)
sem esse conhecimento de si
sem essa capacidade de auto observação

será sempre uma repetição
de padrões
das sensações
uma hora tô alegrinho
outra hora tô tristinho

ao invés de arrependimento "ah que merda que eu sou"
ao invés de desistencia "ah não consigo"

o foco é a
auto observação
e de preferência sem condenação
nem de si, nem de outros

a fluidez das conversas
o clima de compreensão mútua
a semente da sociedade feliz
o iníco da sociedade verdadeira
começa aí...

assim eu penso......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pitacos carinhosos