24 junho 1984

Os ovos vermelhos da Chácara Canaã


Folha de Londrina, 21 de julho de 1984

Os ovos vermelhos da Chácara Canaã

As galinhas da Chácara Canaã, criadas pelo sistema Yamaguishi, ciscam livremente e produzem ovos vermelhos. Os proprietários se preocupam com um manejo que resume numa interação harmoniosa entre a ação do homem e a natureza. O lucro vem naturalmente, sem que as aves sejam tansformadas em máquinas de produzem ovos ou carne, como no sistema convencional.

O sistema Yamaguishi na criação de galinhas de postura não tem muito segredo: tudo se resume na busca da "harmonia entre a ação do homem e a natureza". Dentro dessa proposta, adota-se um manejo que descaracteriza bem a "transformação da ave numa máquina de produzir ovos ou carne". O galpão recebe insolação e as galinhas se movimentam bastante, alimentando-se de verduras e ervas. Se a produtividade é inferior.a .sistema convencional, em compensação o custo de produção é menor e, portanto, o lucro acaba aparecendo da mesma forma. Mas isso não preocupa muito os donos da Chácara Canaã, pioneira na introdução do Yamaguishismo, onde a contabilidade e dados sobre custos parecem desprezíveis, dando conotação de que a agregação de valores não está em primeiro lugar.

De imediato, dois aspectos marcam a diferença entre a granja avícola administrada pelo sistema Yamaguishi e uma granja convencional: a ausência de moscas e o bico das galinhas, que não é cortado. A dispensa do corte do bico indica que não há canibalismo, suficiente indicador de que as aves vivem num regime mais livre, ciscam à vontade, procuram seus próprios alimentos.
Os praticantes do Yamaguishismo conferem uma importância maior à Íiberdade das galinhas. Tanto o veterinário Alam Kenji Minowa, como Hideo Maeda que está no Brasil para ajudar a introduzir a filosofia na avicultura - insistem em dizer que as aves não podem ser transformadas em maquinas de produzir ovos ou carne. Elas devem ter o mínimo de liberdade para se movimentarem, buscar seu próprio alimento nos restos de hortaliças e ervas, colocadas no galpão para elas ciscarem livremente. A ração comum utilizada na granja convenciona! entra na proporção de 60 por cento, mas há um esforço para reduzir essa porcentagem aumentando a participação de hortaliças e outros resíduos da propriedade.

POUCO MEDICAMENTO

O sistema integrado da avicultura com outras atividades da chácara - no caso com a produção de hortaliças - não se resume nisso. Há todo um manejo onde inclusive o índice de medicamentos aplicados é bem menor, resumindo-se na vacina contra doenças viróticas como bolba aviária, new castle, marek.

Alam explica que um dos pontos importantes é evitar o uso de antibióticos. Nem por isso ocorrem perdas acima dos níveis acietáveis no manejo convencional. O sistema Yamaguishi usa a sufadimetoxina, num tratamento qui­mioterápico. O resto rica por conta do manejo que possibilita manter o planteI bem sadio, produzindo ovos, segundo os proprietários, de meIhor qualidade, com gemas bem vermelhas.

A chácara Canaã trabalha com galinhas da variedade Isa Braun, ou galinha vermelha. Mas Alam explica que a raça não é importante pois o método Yamaguishi pode ser aplicado às galinhas comuns principalmente. Tudo se resume em buscar a harmonia entre a ação humana e a natureza sem os habituais ingredienfes místicos que geralmente se procura imbutir nessas convicções de cunho filosófico. É usar o bom senso, segundo Alam e deixar um pouco de lado a ambição, a perseguição obstinadao da posse de bens materiais, a corrida atrás do lucro.

O lucro tem que haver e os Minowa sabem que não podem abrir mão dele. Mas o rendimento da propriedade é visto como um todo, na interação entre uma atividade e outra e, conforme insiste: preservando sempre o pacto de reverência à natureza que o Yamaguishismo ensina. "Não ensina que se deva abrir mão do lucro" .Mas os Minowa .pronunciam com certa ironia expressões como "maximização", do lucro ou "produção em escala". Eles acham que o compromisso com a fonte de produção "a galinhá dos ovos de ouro" - é mais importante e fazem disso uma filosofia de bem­viver.

Tanto que Hideo Maeda, aficcionado maior do Yamaguishismo no Brasil - conhecedor da agricultura biológica ou orgânica - bolou o primeiro galpão com teto solar do Brasil, instalado na Chácara Canaã. o caso das galinhas vermelhas, embora não sejam das mais férteis, sua produtividade é comparada à das galinhas brancas, de granjas comerciais, conduzidos pelo sistema convencional. No entanto, através do manejo diferenciado, apresentam um custo de produção menor e uma melhor qualidade do ovo, sempre procurado pelosconsumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pitacos carinhosos